Cabeças de rótula livres de manutenção são utilizadas quando há necessidades especiais de aplicações ou quando os rolamentos com emparelhamento deslizante metálico não são adequados por motivos técnicos. As cabeças de rótulas permitem movimentos de ajuste e absorvem cargas radiais, combinadas ou axiais, conforme o tipo (radil, combinada, axial)>
As cabeças de rótulas livres de manutenção possuem camadas deslizantes com base em PTFE (polytetrafluorretileno). Sua capacidade de resistência deve-se a:
- ELGOGLIDE® – a camada deslizante mais forte
- PTFE - fixante
- Folha de aço PTFE.
Estes materiais formam a pista deslizante do anel externo ou do disco de eixo. Eles suportam as forças e cumprem a função da lubrificação - os rolamentos não podem ser lubrificados mais uma vez!
- Rótula radial
Rótulas radiais são compostas por anéis internos e externos com camadas deslizantes de ELGOGLIDE®, fixante PTFE ou folha PTFE. Elas absorvem as forças radiais e também as forças axiais mínimas e são adequadas para cargas dinâmicas oscilantes.
Rótulas vedadas são protegidas contra sujeira e água de pulverização. Rótulas grandes com diâmetro a partir de d = 320 mm pertem à classe Premium.X-life.
- Rótulas de contato angular
Rótulas de contato angular são compostas por anéis internos e externos com ELGOGLIDE®. Elas absorvem as forças radiais e também as forças axiais mínimas e são adequadas para cargas dinâmicas oscilantes.
- Rótulas axiais
Rótulas de contato angular são compostas disco de eixo e anilha plana com ELGOGLIDE®. Elas absorvem preferencialmente forças axiais e são adequadas como rolamento de apoio.
Rótulas grandes com diâmetro a partir de d = 220 mm pertem à classe Premium.X-life.
- Bucha deslizante cilindrica
Buchas deslizantes cilindricas são compostas por um apoio de aço com ELGOGLIDE®. Elas possibilitam movimentos radiais e axiais e como rótula convencional elas absorvem altas forças.
Rótulas que necessitam de manutenção.
Os rolamentos que necessitam obrigatoriamente de manutenção são lubrificados através do emparelhamento aço/aço ou aço/bronze. O lubrificante elimina o atrito, reduz o desgaste, aumenta a durabilidade e protege contra corrosão. Na montagem do mancal deve-se observar que o apoio esteja suficientemente lubrificado. Os rolamentos estão disponíveis como radial, combinado e axial.
- Rótula- radial
As rótulas radiais são compostas por anéis internos e externos com emparelhamento aço/aço ou aço/bronze e são lubrificadas através do anel externo ou interno. Elas absorvem forças radiais, suportam movimentos e forças e mantém as tensões de inclinação longe dos elmentos. Os rolamentos são adequados principalmente para cargas oscilantes e permitem cargas axiais baixas em ambas direções. Rótulas vedadas são protegidas contra sujeira e água de pulverização.
- Rótulas de contato angular
Rótulas de contato angular são compostas por anéis internos e externos com emparelhamento aço/aço. Elas absorvem forças radiais como também axiais, são adequadas para movimentos dinâmicos oscilantes e são utilizadas como alternativa para os rolamentos de rolos côicos da série 320X conforme DIN 720, quando as cargas podem acrretar danos nos rolamentos. As rótulas de contato angular suportem movimentos e forças de baixo momento e mantém as tensões longe dos elementos. Elas devem ser lubrificadas através do anel externo.
- Rótulas axiais
As rótulas axiais são compostas por discos de eixo e anilhas palnas com emparelhamento aço/aço, absorvem forças axiais e conduzem forças de apoio de baixo momento. Elas podem ser combinadas com rótulas radiais da série E conforme DIN ISO 12 120 -1 para a absorção de forças radiais. Os rolamentos são lubrificados através do disco.
Cabeças de rótulas livres de manutenção.
Cabeças de rótulas livres de manutenção são compostos por uma cabeça de biela e uma rótula. A cabeça de biela tem uma rosca interna e uma externa. A rótula está fixada com o componente do mancal. O revestimento de zinco protege as cabeças contra a corrosão.
As cabeças de rótulas absorvem forças radiais na direção de estiramento e aperto. Elas são adequadas para movimentos lentos em ângulos pequenos e médios, para cargas unilaterais e para cargas oscilantes (com GE..-UK-2RS e também para cargas oscilantes). Cabeças de rótula vedadas possuem vedações dos dois lados e estão protegidas contra sujeira e água de pulverização.
As cabeças de rótulas conforme a DIN ISO 12 240-4, série E possuem rótulas radiais GE..-UK ou GE..-UK-2RS com emparelhamento deslizante de cromo PTFE - ou cromo ELGOGLIDE® e roscas internas ou externas para a esquerda ou direita. Elas são adequadas para construções compactas devido a sua espessura fina.
As cabeças de rótula conforme a DIN ISO 12 240-4 série K possuem rótulas radiais GE..-PW com emparelhamento deslizante de folha de aço PTFE e roscas internas e externas para a esquerda ou direita.
Cabeças de rótulas que necessitam de manutenção.
Estas rótulas são compostas por uma cabeça de biela com rótula que necessita obrigatoriamente de manutenção. A cabeça de biela tem uma rosca interna e uma externa. A rótula está fixada com o componente do mancal. O revestimento de zinco protege as cabeças contra a corrosão.
As cabeças de rótula absorvem forças radiais na direção de estiramento ou aperto, suportam movimentos e forças de baixo momenot, são adequadas para cargas radiais oscilantes e também para cargas unilaterais. É possível fazer construções compactas. Rótulas vedadas são protegidas contra sujeira e água de pulverização.
As cabeças de rótulas conforme DIN ISO 12 240-4 série E tem rótula radial GE..-DO ou GE..-DO-2RS com emparelhamento aço/aço, rosca interna ou externa para a direita ou esquera e bocal de lubrificação conforme DIN 71412. Elas podem ser pós-lubrificadas através do bocal ou da perfuração.
As cabeças de rótula conforme a DIN ISO 12 240-4 série K tem uma rosca interna ou externa para a direita ou esquerda e um bocal de lubrificação em forma de funil conforme DIN 3 405.
Cabeças de rótulas hidráulicas
Cabeças de rótula hidráulica são rótulas radiais GE..-LO ou GE..-DO. Elas possuem um emparelhamento aço/aço, absorvem forças radiais na direção de estiramento ou aperto, suportam movimentos e forças com baixo momento e são adequadas para cargas radiais oscilantes. As cabeças podem ser aparafusadas com uma rosca.
As cabeças com terminais circulares possuem um ângulo de solda de 45° e podem ser centralizadas através de um pino de tensionador. Elas são especialmente adequadas para amortecedores. As cabeças de rótulas hidráulicas com corte transversal quadrado são adequadas para bases de cilindros. As cabeças são cortadas em ambos os lados com diâmetro até d = 50 mm, a partir de d = 50 mm cortadas apenas de um lado e podem ser lubrificadas através do bocal.
- com rosca - dispositivo de aperto
GIHNRK..-LO conforme DIN 24 338, ISO 6 982 para cilindros hidráulicos normais conforme a sugestão Cetop RP 58 H, DIN 24 333, DIN 24 336, ISO/DIS 6 020 I e ISO/DIS 6 022.
As rótulas são fixadas com anéis de segurança na cabeça. A rosca - dispostivo de aperto - é fornecida com dois parafusos de sextavado interno conforme a DIN EN ISO 4 762. GIHRK..-DO são especialmente adequados para cilindros hidráulicos. Elas tem distâncias de desvio mínimas mesmo no avanço máximo. Estas cabeças também são fornecidas com rótulas que não necessitam de manutenção GE..-UK-2RS, GE..-FW-2RS.
- Com terminal de solda
GK..-DO, conforme a DIN ISO 12 240-4 estão disponíveis nas séries de medidas E, forma S, com terminais de solda circular, pino para centralização na base da haste e ângulo de solta de 45°. Elas são adequadas para a fixação nos terminais e nas bases dos cilindros. As rótulas são fixadas nos dois lados na cabeça da rótula.
GF..-DO está disponível na versão maciça com terminais quadrado de solda. As rótulas são fixadas com anéis de segurança na cabeça e podem ser desmontadas. Estas cabeças são adequadas para a fixação nas bases dos cilindros hidráulicos.